Resenhas dos alunos

Esta é a página central do Projeto Resenha de Alunos. Publicaremos, aqui, uma lista das resenhas produzidas pelos alunos. A página será atualizada sempre que novos textos sejam postados. Acompanhem!

Informação básica

Durante o ano letivo, os alunos leem várias obras que escolhem na Sala de Leitura da escola, ou na Educoteca, a Biblioteca Digital da Educopédia. Eventualmente, peço-lhes que escrevam um pequeno texto em forma de síntese que expresse sua opinião sobre o livro que tenham lido.

Para auxiliá-los nesta tarefa, dou algumas orientações de como fazer uma resenha simplificada do livro que leu, de forma que outros alunos sintam-se estimulados a ler a obra também.

Passo a passo de uma resenha simplificada

 

1. Identifique a obra:

Diga, logo no início, quem é o autor do livro e explique o que ele diz sobre aquele assunto.

2. Apresente a obra:

Mostre as principais características do livro, positivas ou negativas,  sem usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

3. Analise de forma crítica:

Dê a sua opinião sobre o livro e diga ao leitor qual o motivo de você ter escolhido essa obra. Dê asas ao seu senso crítico.

4. Recomende a obra:

Utilize elementos sociais ou pedagógicos – baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc dos leitores desta obra.

5. Dê um título criativo à resenha

Crie um título que faça referência ao tema e desperte o  interesse do leitor para a obra – pode ser uma  expressão ou uma só palavra.

Em sala de aula

Solicito aos alunos que escrevam resenhas com recomendações aos possíveis leitores, seguindo o roteiro de organização dos parágrafos, assim:

1º parágrafo –  Apresente o livro, o autor e o assunto da obra.

2º parágrafo – Conte algo interessante sobre a história e dê opiniões sobre ela.

3º parágrafo –  Recomende a obra a alguém, explicando por que deve ler este livro.

  • Acompanhe as resenhas dos alunos

Os textos produzidos pelos alunos receberão a tag #resenha e estarão listados nesta página, que será atualizada sempre que novos textos sejam postados:

*  Volte sempre para ler uma nova resenha dos alunos.

Imagem: daqui, em CC

Deixe seu Comentário