Twitter na escola

To tweet or not to tweet: How companies are reining in social media
Estou iniciando um novo projeto com minhas turmas: integrar o Twitter à sala de aula e às atividades extra-classe também. Quero compartilhar as etapas desta experiência aqui, caso vocês, professores, também  queiram experimentar estas dicas com sua classe.

Para não misturar negócios com prazer, considerei ser mais adequado criar uma conta separada da pessoal, para as conversas com a classe. A princípio, pensei em criar várias contas – uma para cada turma – mas, pensando em como seria difícil administrar tantos perfis, decidi criar uma única – @aulasLP – e organizar o trabalho através de hastags, de modo que as turmas interajam entre si também.

Tomei o cuidado de proteger o acesso à conta, para que, apenas pessoas interessadas em Educação e Mídias na escola tenham acesso a ele. E também, como forma de unificar o discurso na timeline. Mais adiante, com os trabalhos mais organizados, talvez eu torne a conta aberta para todos.

Para acompanhar as conversas, basta ir à página do @aulasLP e clicar no botão “Seguir” para enviar um pedido.

Como vamos usar o Twitter nas aulas :

1. #Avisos – Informações sobre os próximos projetos e atividades para casa. Usarei esta hastag  para que os alunos identifiquem as tarefas.

2. #Fontes – Detalhes e links para execução de tarefas serão sinalizadas  desta forma, e serão referência para a execução das atividades.

3. #chatclass – Bate-papo entre alunos e professora, sob esta hashtag,  para discutir a obra que estivermos lendo. Usarei perguntas abertas sobre o autor, o enredo, os personagens, etc, para incentivar os alunos a responder.

4. #Opinião – Debate, para encorajar os alunos a defender a sua posição e utilizar as respostas adequadas para seus argumentos.

5. #palavradodia – , para estimulá-los a procurar o significado de uma palavra selecionada em aula, pedirei que , consultem o dicionário on line e postem-na no Twitter, incluindo esta hashtag .

6- #frasedodia – Da mesma forma, para incentivar os alunos a tweetar uma frase, deverão usar as palavras do vocabulário estudado.

7. #Pesquisa– para ensinar técnicas eficazes de pesquisa, postarei uma pergunta no Twitter, com a hastag, que exija que procurem on-line a resposta, utilizando técnicas eficazes de busca.

8. #Dúvidas – Encorajarei os alunos a postar comentários, perguntas ou pedir esclarecimentos sobre as aulas e apresentações. Para isto, utilizaremos a hastag citada .

Integração com outras contas

Já mantenho uma conta no Twitter – @narodadeleitura, para promover este blog Roda de leitura, onde posto os trabalhos das turmas. É interessante que as contas se integrem, para que os alunos comentem e incentivem outras pessoas no Twitter a deixar comentários no blog, sobre o trabalho deles.

Espero incentivar e manter os alunos curiosos e estimulados  para realizar pesquisas adicionais e utilizar outras formas de aprendizagem. Acredito mesmo que o uso das mídias sociais em sala de aula, é uma prática de aprendizagem poderosa.

A propósito, o tema será sempre relacionado a Língua Portuguesa e Literatura, disciplinas que leciono, o que não exclui a possibilidade de discussões de temas direcionados à práticas pedagógicas com mídias sociais em sala de aula.

Espero que tenham gostado desta proposta,  que sigam esta série de posts, e que se juntem a nós para uma conversa no Twitter, na conta @aulasLP.

Deixe seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: